Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O poder dos sentidos..

Desde ontem que penso no impacto dos aromas na minha vida..
Um amigo partilhou um link no fb sobre o modo como os cheiros accionam as zonas cerebrais da memória e despoletam esta ou aquela precisa recordação. Sorri porque vem no seguimento de uma conversa que tive com uma prima…estranhamente num velório (!). Há muito que superei a natural censura em relação às pessoas que cavaqueiam sem parar em momentos tão solenes e de dor como é o velório.. percebi que não é indiferença para com as pessoas enlutadas ou sinal de desrespeito – pelo contrário, é o momento em que as pessoas se reúnem (cada vez menos se convive no dia-a-dia) e  falar de vida consola em momentos difíceis. Anyway!
 Já não me lembro como a conversa foi dar aos cheiros mas de súbito dei por mim a dizer à minha prima Lurdes como o cheiro das bolachas de baunilha me lembrava a nossa tia Anjos. Sempre que lá ía a casa, lá vinha ela com um enorme saco destas bolachas deliciosas e eram devoradas enquanto jogava com as minhas primas.
 Pensar na tia Fátima ocorre-me a visão da salame e o cheiro dos torresmos!  Sempre houve salame de qualidade e torremos fresquinhos em casa dos meus tios, o que aliado a um coração generoso e a um espantoso bem-receber sempre fez com que a casa deles fosse concorrida! Saudades da minha tia, prematuramente falecida.. L .
 Geleia!  Lembra-me imediatamente a cozinha da minha tia Rosária, onde provei geleia pela primeira vez (humm.. aqui entra também o sabor, claro e não só o cheiro).

O aroma morno e intenso de um certo tipo de arbustos  leva-me aos meus tempos da Primária J - por trás da Escola, as ruínas de um antigo palácio real (de veraneio) sempre fizeram as minhas delícias e despoletaram a imaginação. Misteriosas pedras gravadas em língua que não conhecia na altura e um poço tapado eram incentivos mais que suficientes para nos fazer saltar o muro da escola e nos embrenharmos naquele mundo mágico e estranho. E por aqui e ali..os ditos arbustos!
 Açores..o cheiro do oceano Atlântico, pois claro! O aroma húmido, salgado.. a algas, navios afundados e baleias, sereias e vulcões subaquáticos..
O poder dos sentidos..

1 comentário:

  1. Adorei o cheiro dos Açores! :))))

    E lembrei-me de outra coisa. Porque não escreves um livro para crianças? Ou vários. Parece que agora é uma moda, no entanto acho que os pais também lêem mais aos filhos.

    Tu continuas a ter a imaginação da menina, que eles são. :)))
    A menos que seja um privilegio familiar...
    Pensa nisso!! (a par do blog, claro)

    ResponderEliminar